TEIA DA ABAM (ASSOCIAÇÃO DAS BORDADEIRAS E ARTESÃOS MORRENSES
HOJE A ABAM, COM 12 ANOS DE LUTA, GARRA, INSISTÊNCIA, CONQUISTAS E EXPERIÊNCIAS, LEVAM PARA A COMUNIDADE ARTE E CULTURA COM O SEU PONTO DE CULTURA QUE TEM POR OBJETIVO DIVULGAR EM TODO O MUNICÍPIO O QUE SIGNIFICA CULTURA POPULAR , JAMAIS PERDENDO ASSIM A SUA IDENTIDADE E FINALIDADE. PROMOVE ATIVIDADES CULTURAIS COM A POPULAÇÃO CARENTE DO MUNICIPIO, FORTALECENDO A CULTURA LOCAL.
O PROJETO TEIA DA ABAM TEM UMA PROPOSTA MAIS AMPLA, ENGLOBANDO DIVERSOS SEGMENTOS CULTURAIS.
NO ANO DE 2011 A ABAM PROMOVEU DIVERSIFICADAS OFICINAS: BONECA DE PANO E PESO DE PORTA, FLORES, BORDADO PONTO DUPLO, COLCHA DE RETALHO, ETC.
PROMOVE TAMBÉM AULAS DE DANÇA E VIOLÃO, PALESTRAS SOBRE O PONTO ETC. HOJE A MOSTRA FINAL DOS PRODUTOS CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS DAS OFICINAS É VENDIDA, CUJO DINHEIRO É REVERTIDO NA CONSTRUÇÃO DA SUA SEDE PRÓPRIA.
VALE LEMBRAR QUE O PONTO ADQUIRIU 23 VIOLÕES, ESTANTES DE PARTITURA, PALHETAS E DIVERSOS OUTROS INSTRUMENTOS E MÓVEIS. AS AULAS ACONTECEM NO TEATRO BELARMINO ROCHA E É COORDENADA PELO PROFESSOR CHAOLIM AUXILIADO PELO MONITOR LUCAS.
1º DIA
Mais uma grande festa cultural foi esperada no dia 29 de dezembro de 2011, a festa de encerramento do Ponto de Cultura Teia da ABAM. Nem a chuva apagou o brilho daquelas pessoas que ali estavam ansiosos para presenciar o resultado das apresentações culturais.
Mostrando que o Ponto de Cultura é para qualquer idade, crianças e adultos marcaram presença e se animaram com o que viram, as apresentações deram inicio na Praça da Bandeira em frente ao presépio e foi feita uma caminhada com: pernas de pau, cospe fogo, reisado do Mestre Griô Antônio Marculino, Terno das Camponesas da comunidade de Fedegosos.
A Praça Augusto Públio foi o palco da diversidade cultural, curtindo a dança ao som da 1ª apresentação da noite do grupo da ABAM, gerou uma expectativa grande e que a noite só estava começando, o brilhantismo das pequenas borboletas e Emília que contavam a estória da boneca que virou gente. Nem a chuva apagou as brilhantes apresentações da noite.
Com a chuva forte as apresentações continuaram dentro do Mercado Cultural, foi apresentado um histórico sobre cada grupo cultural onde o Mestre Marculino pediu licença aos mais velhos para dar inicio a sua apresentação. Logo após curtimos a apresentação do Grupo de Reisado do Velame e o Terno das Camponesas da comunidade de Fedegosos. O Sr. Eládio da cidade de Miguel Calmon recitou poesias “ Vozes da África”, demonstrando o sofrimento dos escravos na época .
As apresentações voz e violão que estavam previstas para adentrar a noite foi transferida para o dia 30 de dezembro devido à chuva.
Relembrando, este foi o encerramento do segundo ano do Ponto de Cultura Teia da ABAM. E o projeto que se prolonga por mais um ano, prometendo evidenciar ainda mais a cultura morrense com a continuação do projeto que é sucesso, bem como: artesanato, atividades culturais como: dança, música.
2º DIA
No segundo dia da Mostra Final do Ponto de Cultura Teia da ABAM, foi sucesso total, a comunidade presenciou o que a de melhor na cultura de nossa cidade com apresentações culturais diversificadas, dando inicio a noite a belíssima voz de Neide Vital
Tiveram várias apresentações de: dança Hip Hop, resultado das oficinas de violão com o professor Lucas, a Filarmônica Mirim do Ponto de Cultura Centenário das Artes deu um show.
A noite não parou ao som da belíssima voz de Juliana Nunes, Denise com sua voz marcante a dupla sertaneja Nilton Pinheiro e Seixas.
Fechando com chave de ouro o Grupo Ébano que cantou e encantou o público com seu diferenciado repertório.
A mostra foi realização da Associação das Bordadeiras e Artesãos Morrenses.
Pontos de Cultura da Bahia, Programa Mais Cultura, governo do estado da Bahia (Sec. de Cultura), Ministério da Cultura.
O objetivo do Ponto de Cultura é levar para a comunidade, arte e cultura formando os jovens para ser multiplicadores.
É O PONTO DE CULTURA “TEIA DA ABAM” LEVANDO ARTE E CULTURA PARA A NOSSA COMUNIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentario, elogios, sugestões e criticas é essencial para o nosso crescimento.
Rony Barbosa.