Morro do Chapéu realiza a 3ª Conferência Municipal de Cultura. Esta edição a abertura foi diferenciada, na tarde de domingo (25) a Praça Falviano Guimarães (Nova Praça do Derba) foi o palco para dá início ao evento, que contou com a participação da Rádio Diamantina FM, com o quadro ” O Morro Canta e Encanta”. Este quadro acontece todos os domingos, no programa que é apresentado por Jossiene Pimentel, onde um artista participa mostrando o seu trabalho, o seu talento. Para este domingo foi firmada uma parceria da Rádio com a Secretaria de Cultura para poder tirar o quadro dos estúdios e levar pra praça pública, a banda a se apresentar foi o Grupo Nosso Jeito, entrevistado por Jossiene Pimentel.
Na oportunidade foi dada a abertura oficial da Conferência de Cultura. Na segunda 26/09 os trabalhos foram realizado na Sociedade Minerva. A 3ª Conferencia Municipal de Cultura reuniu diversos segmentos da sociedade morrense para discutir o resgate de seus valores e tradições com a finalidade de preservar nosso legado cultural, patrimonial, culinário e artístico nas suas diversas formas de expressão.
Coordenado pelo Secretário de Cultura Milton Pinto, assessorado por Daniela, a Conferencia discutiu seis eixos temáticos, a saber.
- Gestão de Cultura
- Pensamento e leitura
- Patrimônio e memória
- Transversalidade da cultura
- Sustentabilidade das redes produtivas e serviços criativos.
- Expressões artísticas
Para se discutir cada eixo temático foram formados grupos de discussão onde abordou-se a fortaleza, oportunidade, fraquezas e ameaças de cada um. No final do evento, vai se reunir as propostas apresentadas a fim de serem levadas a IV Conferência Estadual de Cultura, Etapa Territorial da Chapada Diamantina, a ser realizada nos dias 12 e 13 de outubro no Clube Municipal de Morro do Chapéu.
Houve breves intervalos durante a manhã e a tarde para o lanche, onde a comunidade de Barra I apresentou no Centro Cultural, um samba de roda, tradicional manifestação artística daquela comunidade, onde os integrantes da roda, ao som de pandeiros, violão e um bumbo, faziam sua apresentação individual.
À tarde, o PETI apresentou no palco da Minerva, uma breve representação teatral, alertando para a preservação do planeta.
A Conferência foi um evento que motivou e conscientizou seus participantes sobre as riquezas culturais de Morro do Chapéu e a necessidade premente de resgatá-las. Afinal, Morro do Chapéu é um município centenário onde se originou toda a vasta região de Irecê, bem como diversas outras cidades, transmitindo a todos, um legado cultural que tem de ser preservado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentario, elogios, sugestões e criticas é essencial para o nosso crescimento.
Rony Barbosa.