IMPERDIVEL

Numero de Visitas

Seu Futuro em um clik

Notificação

Amigos internautas, Se vocês amigos(as) desejam contribuir conosco, ajudem nos a levar informação ao mundo e trazer do mundo até vocês!

Contribua conosco:
Agencia: 3532-7
Conta Poupança Bradesco: 1000380-6

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Henderson neutraliza é o novo campeão dos leves do UFC

Henderson neutraliza Edgar, vence e é o novo campeão dos leves do UFC
Desafiante foi melhor e soube explorar as deficiências do campeão para vencer

O UFC tem um novo campeão. Com muita força na luta de pé e dominante também no chão, Ben Henderson derrotou Frankie Edgar na decisão dos juízes e conquistou o cinturão dos leves. O combate entre ambos foi o ponto alto do UFC 144, disputado em Saitama, no retorno do evento ao Japão.

Depois de cinco rounds de uma luta muito técnica, os juízes deram a vitória a Henderson por unanimidade. O placar final dos jurados foi 49-46, 48-47, 49-46, mostrando que o desafiante foi dominante em pelo menos três quintos do combate.

Henderson começou a luta mais agressivo, tentando chutes altos para aproveitar a maior envergadura com relação ao rival. Edgar tinha como principal arma nos minutos iniciais os contra-ataques, quase sempre tentando segurar a perna do adversário.

No segundo round, a luta continuou equilibrada até que, no último minuto, Henderson acertou um chute no rosto de Edgar. O desafiante estava com as costas no chão e deu um chute de baixo para cima, atingindo o rival em cheio, causando um inchaço no olho esquerdo e sangramento no nariz.

A luta seguiu com domínio de Henderson nos dois rounds seguintes: no terceiro, ele tentou dominar Edgar no chão, mas o campeão conseguiu se desvencilhar bem das posições dominantes; no quarto, uma guilhotina quase encerrou a luta em favor do desafiante ­ Edgar mostrou muita técnica para conseguir se livrar do golpe.

No último round, só um nocaute ou finalização manteria o título nas mãos de Edgar. O campeão tentou partir para cima do adversário, mas esbarrou no próprio cansaço e no bom preparo físico do oponente. A superioridade nos cinco minutos finais não foi suficiente para que ele mantivesse o cinturão.

Agora, a tendência é que Edgar mude de categoria, passando a lutar entre os pesos penas. Assim, ele teria adversários de constituição física similar à dele, entre eles o brasileiro José Aldo, atual campeão da categoria.

Para Henderson, a vitória significa a volta ao topo da categoria ­ ele havia sido campeão dos leves no WEC, evento que foi comprado pelo UFC em 2010.

Vasco e Fluminense decidem o título da Taça Guanabara

Vasco e Fluminense decidem o título da Taça Guanabara
A final da Taça Guanabara vale mais que a decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca para Vasco e Fluminense,...


A final da Taça Guanabara vale mais que a decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca para Vasco e Fluminense, que se enfrentam neste domingo, às 16 horas, no Engenhão. Além do prestígio da conquista, que tem status de título no Rio de Janeiro, a partida é crucial para o bom andamento do planejamento dos rivais para o primeiro semestre. Vencer o turno significa garantir uma vaga antecipada em uma eventual final do Estadual. Como os dois clubes se encontram na disputa paralela da Copa Libertadores, seria de suma importância poder privilegiar a competição continental.

A vitória no clássico permitiria aos treinadores Abel Braga, do Fluminense, e Cristóvão Borges, do Vasco, poupar atletas e testar outros na Taça Rio (segundo turno do Estadual). Mesmo que os comandantes evitem fazer projeções e preguem o foco absoluto no confronto deste domingo.

O Vasco chega com mais confiança para a decisão, tendo vencido todos os jogos que disputou no torneio até aqui. O Fluminense precisou de uma vitória do rival para chegar às semifinais, depois de caminhada irregular na fase de classificação. Mas agora tanto Abel Braga quanto Cristóvão Borges apostam em equilíbrio. 'O Vasco está invicto e é o melhor time do Rio. Mas esses dados não garantem a vitória para eles. Não há favorito', opinou Abel Braga, que tem dúvidas para definir a escalação.

O atacante Wellington Nem sofre com dores no tornozelo direito e corre risco de não jogar, assim como o volante Edinho. O reserva Araújo deve ser preservado, com dores na coxa direita. As prováveis alterações entre os titulares, se confirmadas as ausências, são Rafael Sóbis, no ataque, e Jean, na cabeça de área.

Sem problemas semelhantes, o técnico vascaíno se preocupa apenas em viver sua primeira final desde que assumiu o comando técnico da equipe, após o Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido por Ricardo Gomes, em 2011. 'Mesmo que seja a decisão de um turno, é bom ter no currículo e eu vou comemorar (como título) se ganhar', comentou.

Um duelo interessante a ser observado no clássico será entre os dois camisas 9. Pelo lado tricolor, Fred não vive seu melhor momento, com apenas dois gols no ano. Comandando o ataque vascaíno, Alecsandro balançou as redes em nove oportunidades. Em todos, tocou apenas uma vez na bola. 'O jogador que veste a camisa 9 tem que se provar em todos os jogos. Enquanto estiver fazendo gols, a torcida vai me amar. Os torcedores precisam entender que o nove não tem que ser craque ou dar toque de letra. Tem que fazer gols', discursou Alecsandro.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uma ideia inovadora complementou o Carna tareco 2012 !

O Carna tareco é uma das mais badaladas festa da região pode contar com a presença do Trio Cyclone, nos dia 19, 20 e 21 de Fevereiro de 2012, os foliões podem curtir nem só as atrações muito bem selecionadas, mas também o pancadão eletrônico do Trio Cyclone uma ideia inovadora e criativa que surgiu através das feiras de Ciências do CEJUC. Fez assim a felicidades de vários foliões da região. Essa data tornou-se uma referencia excelente para prestigiar a festa e conhecer o Balneário Oásis do Tareco, que é uma das mais visitadas atrações turística de Morro do Chapéu.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Morro do Chapéu trouxe troféu e orgulho para os amantes do esporte!




Em meio tantas dificuldades e muita adrenalina na primeira etapa do campeonato Baiano de Regularidades realizada no dia 17 de Fevereiro, Morro do Chapéu trouxe troféu e orgulho para os pilotos amantes do esporte.

Onde se destacaram:

Thiago Oliveira 6° Colocado

Rafael Medeiros 18° Colocado

Bruno Modesto 21°Colocado

Apoio total da Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu Governo da Confiança



A primeira prova do Campeonato 2012 foi só alegria para os pilotos! Apesar do sol escaldante e do terreno seco, a imagem da prova era um sorriso emoldurado por uma boca marrom (de poeira).
Quando chegaram na Cantina Volpi, os pilotos estavam empolgados, felizes com as trilhas escolhidas pelos organizadores e já falando da próxima prova… Enduro do Caji, em Lauro de Freitas, no início de março! A organização do Enduro da Amizade 2012, está de parabéns! Só para vocês terem uma ideia, tinha até um helicóptero levando os fotógrafos para os principais pontos da prova e pronto para auxiliar em caso de emergência.
A largada da prova aconteceu em comboio, às 08 horas da manhã, movimentando o centro da cidade de Santo Antônio de Jesus. A partir das 08 horas e 30 minutos, começaram as largadas individuais. Os primeiros trechos serviram para esquentar os pilotos e elevar o nível de concentração, com alguns laços. Os pilotos entrantes da categoria Sênior (que foram Júnior em 2011), ainda estão se acostumando com a nova média de velocidade e se atrasaram um pouco, principalmente nos trechos diferenciados. Quando chegamos no Neutro principal da prova, na cidade de Castro Alves, percebemos que as pedras foram o obstáculo mais difícil, haviam pelo menos cinco motos fazendo reparos nos pneus.
A segunda parte da prova foi ‘light’, como não havia dificuldades maiores, os pilotos precisavam se concentrar ainda mais para não cometerem erros, pois isso custaria muito caro no final do dia. Aproximadamente na metade dessa etapa, os ‘Abre-trilhas’ se depararam com uma queimada que havia acontecido no dia anterior, rapidamente demarcaram as passagens com ‘bumps’ e os problemas que isso poderia gerar na navegação dos pilotos foi minimizado. Alguns pilotos, entretanto, comentaram que o trecho deveria ser cancelado – vamos aguardar decisão da Comissão de Enduro e ainda hoje atualizaremos (às 17:37H)! .:. A Comissão de Enduro analisou o caso e decidiu por não cancelar o trecho (atualizado às 22:18H)!
 
CONHECENDO O ESPORTE:

ENDURO DE REGULARIDADE DE MOTOS
Meio passeio, meio competição. Assim é o ENDURO DE REGULARIDADE, um esporte fora-de-estrada que surgiu como uma forma de transformar os passeios de motos em competição. Estes passeios são chamados fazer trilhas. Praticamente desde que surgiu a moto, no inicio deste século, os motociclistas sentiram que os passeios por trilhas cruzando, riachos, campos, morros, eram tão emocionantes (ou mais) que andar por estradas. Assim foi criado o trail (Palavra inglesa com o significado de trilha), o passeio fora-de-estrada, e as primeiras competições na terra derivadas dele. Logo que as motos começaram a sair da estrada, percebeu-se que uma das vantagens deste novo esporte era justamente a fuga do lugar comum. No lugar do asfalto, a terra, num contato direto com a natureza e as belezas que as cidades esmagaram.
O termo ENDURO originalmente era utilizado no Exterior para designar a competição em circuitos abertos, por estradinhas de terra, onde vence aquele que fizer o percurso no menor tempo. Aqui no Brasil houve uma variação da modalidade. Na verdade, o esporte praticado aqui seria um rali de regularidade, onde os competidores devem obedecer a uma média pré-estabelecida para os vários trechos do roteiro.
Vence o ENDURO de regularidade aquele que conseguir se manter dentro da média horária estabelecida. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC's) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.
Para cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal corresponde 1 ponto perdido e para cada segundo de adiantado corresponde a 3 pontos perdidos. São tolerados alguns segundos de atraso sem perder pontos com PC. Esta tolerância depende do regulamento da prova e por categoria do piloto. No caso do piloto passar adiantamento essa tolerância não é permitida. No final, vence o piloto que perder menor número de pontos. É preciso boa dose de concentração e habilidade para manter a média. Este é o grande desafio desse esporte.


O CAMPEONATO BAIANO DE ENDURO DE REGULARIDADE 2012 
TEM O PATROCÍNIO DE:
RESULTADOS 2012:
DETALHAMENTO DOS RESULTADOS:
Cidade
Data
Etapas
Prova
Fichas de passagens / Performance's
Santo Ant. de Jesus
11/02
Lauro de Freitas
17/03
3
4
Segunda
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
Porto Seguro
21/04
5
6
Terceira
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
Itaberaba
19/05
7
8
Quarta
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
SSA -> Praia do Forte
29/06
9
10
Quinta
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
SSA -> Praia do Forte
01/07
11
12
Sexta
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
Jacobina
21/07
13
14
Sétima
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
Cruz das Almas
18/08
15
16
Oitava
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
Senhor do Bonfim
15/09
17
18
Nona
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
Feira de Santana
20/10
19
20
Décima
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
Itabuna
24/11
21
22
Décima Primeira
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato
Salvador/Linha Verde
15/12
23
24
Décima Segunda
Master
Senior
Over/40
Over/50
Junior
Novato

Campeonato Baiano de Karate Interestilos 2012

Campeonato Baiano de Karate Interestilos 2012
Aconteceu no dia 10 de fevereiro deste, na Capital baiana, uma reunião com o Diretor Geral da SUDESB o ex-jogador Raimundo Nonato (Bobô), a Diretora Geral da FUNDAÇÃO BRADESCO a senhora Cláudia e com os Senhores Carlos Muniz (vereador de Salvador) e João Carlos Bacelar (Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador) para decidimos data, local e apoio para o nosso . Foi acertado que será realizado na FUNDAÇÃO BRADESCO do bairro de Cajazeiras X em Salvador no dia de 13 de maio deste, a partir das 08 horas da manhã; tendo como supervisão a CKB – Confederação de Karatê Brasileira – Kyoshi Robervaldo Cerqueira – 7º Dan, a organização da FIBK – Federação Interestilos Baiana de Karatê – Shihan Richard Braga – 6º Dan e a realização da ASKAS – Associação de Karatê Averildo Santana – 4º Dan.
Quem esta apoiando o nosso evento é: SUDESB, FUNDAÇÃO BRADESCO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE e LAZER, PREFEITURA DE SALVADOR, RICARDO ELETRO e INSINUANTE.
A Paraninfo deste evento é a Comendadora Maria Madalena.
A SUDESB também doou para a FIBK 50 kimonos (roupa de Karatê) para projetos em Salvador e Morro do Chapéu.
O Campeonato Baiano contará com as presenças do Presidente da CKB – Confederação de Karatê Brasileira, com os Diretores da SUDESB e Fundação Bradesco e com alguns presidentes de Federações convidadas.
KARATÊ INTERESTILOS

A FIBK – Federação Interestilos Baiana de Karatê, fundada com sede e foro em Morro do Chapéu – BA, cujo CNPJ de nº 14.789.971/0001-77, vem com o propósito de amparar associações, clubes e atletas do interior baiano e da capital. Na Bahia o Karatê Interestilos encontrou um campo fértil devido há um grande numero de professores e atletas que se sentiam perseguidos e desamparados pelas entidades existentes na qual não é permitido participar de eventos de outras federações co-irmãs com o qual são punidos com cassação de graduação, ou tem suas imagens denegridas por aqueles dirigentes.
Formada a sua diretoria com professores altamentes competentes e colaboradores do karatê.
Diretoria 2011 a 2014
Richard Rizzo Braga (Morro do Chapéu) – Presidente
Averildo Santana Santos (Salvador) – Vice-Presidente
Juliete Alves de Souza (Morro do Chapéu) – Diretor Financeiro
Adriano de Souza Alves (Morro do Chapéu) – Diretor Administrativo
Tarcisio Oliveira Marques (Morro do Chapéu) – Diretor de Graduação
Wilson Santos da Silva (Jacobina) – Diretor Técnico
Shigueru Yoshida Miyazono (Berimbau) – Diretor de Arbitragem
Uilton Silva de Souza (Junco) – Diretor de Ética
Manoel do Espírito Santo (Salvador) – Diretor de Relações Públicas
Junji Miyazono (Jacobina) – Diretor Social
Paulo Adriano Morais Jatobá (Jacobina) – Diretor de Marketing e Eventos
Dr. José Raimundo Nonato de Matos – OAB/BA 7.995 (Morro do Chapéu) – Diretor Jurídico
Diretoria Fiscal – Efetivos
Edivaldo Lourenço Almeida Carqueija Filho (Itaparica)
Gilmar Edson Santana (Jacobina)
Sthel de Azevedo Cruz Braga Neto (Morro do Chapéu)
Diretoria Fiscal – Suplentes
Edileide Gonçalves Barbosa Soares (Morro do Chapéu)
Leide Simone da Rocha Silva Mendes (Morro do Chapéu)
Rafael Maia Silva (Morro do Chapéu)
Para maiores informações visite o nosso site www.fibk.blogspot.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Caçamba tomba na BA 144 que liga Morro do Chapéu a Bonito






Um grave acidente aconteceu nesta tarde de quarta feira (15) por volta das 14h00. Uma caçamba do DERBA de M. do Chapéu, placa policial JRF 8734, capotou na BA 144, que liga M. do Chapéu à cidade de Bonito, mais ou menos na altura do Km 20, entre os Povoados de Santa Úrsula e Lagoa Nova. A falta de acostamento é que pode ter sido o motivo do acidente. No veículo estavam Edvaldo Souza Santos (58) motorista, e Aroldo Pinheiro Costa (32), passageiro. Segundo informações do próprio Edvaldo à reportagem do MN "abri um pouco para o lado direito da pista pra dar passagem a um veículo que vinha em direção contrária, quando perdi o controle da caçamba vindo a capotar", afirmou. Populares prestaram socorro e ambos foram levados ao Hospital São Vicente de Paulo. Edvaldo, ou Galego do Derba, como é mais conhecido, sofreu cortes na face e nas mãos foi submetido a exames de Raio X e permanece em observação no Hospital São Vicente. Aroldo sofreu, além de várias escoriações na face, uma fratura no braço esquerdo e por conta dessa fratura deve ser transferido para outra unidade hospitalar, provavelmente para o Hospital Regional de Irecê. Ambos não correm risco de morte.

Polícia apreende mais maconha em Cafarnaum








Após a apreensão da maior quantidade de droga no interior do Estado da Bahia em dezembro do ano passado, na cidade de Cafarnaum, onde em uma operação conjunta das Policias Civil, Militar, Cipe Semiárido, GRAER foram apreendidos cerca de 16 toneladas de maconha. As terras das fazendas onde foram encontradas a droga hoje estão sendo ocupadas por famílias ligadas ao MST (Movimento Sem Terra).
Na tarde desta quarta feira (15) enquanto trabalhavam na terra, lavradores encontraram alguns pacotes enterrados. O Sr. Francisco Elizete Gonçalves Cândido, que é coordenador do MST em Cafarnaum, então se deslocou até a sede do município para comunicar a polícia o que fora encontrado por seus colegas de movimento. A guarnição formada pelos Soldados Barros, Leilton e Laurivan então se deslocou até as Fazendas Cajanara e Guaiba, chegando lá encontraram cerca de 200 pés da erva que provavelmente nasceram depois da apreensão e nos pacotes enterrados foram encontrados 15 garrafas pet de dois litros todas cheias de sementes da planta. O material apreendido foi então trazido até a DP de Morro do Chapéu e entregue a Delegada Bel. Lucia Jansen para que sejam tomadas as devidas providências.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Prefeito recebe medalha dos cem melhores gestores do Brasil



O Prefeito de Morro do Chapéu, CLEOVÁ OLIVEIRA BARRETO, foi contemplado com a Medalha “Os 100 melhores Prefeitos do Brasil em 2011, Medalha Cidade de Zurique-Suiça”,   e Certificado de qualidade total. O prefeito receberá a premiação na cidade de Fortaleza estado do Ceará, sede da UBD em data a ser agendada, O evento é organizado pela empresa UBD, União Brasileira de Divulgação que também realizou a pesquisa.  A UBD fundada em l0/05/2001 tem como finalidade a de divulgar  através de pesquisas interativas,as administrações municipais em todo o Brasil, destacando-se as melhores nas esferas de educação, serviços sociais, infraestrutura e saúde. As pesquisas são realizadas  em  1.800  cidades do País em média, sendo classificados Os Cem Melhores  Prefeitos com  notas acima da média para receber a premiação.
Essa premiação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Governo da Confiança não só nas áreas de educação, serviços sociais, infraestrutura e saúde, como também nas do meio ambiente, administração, agricultura, esporte, turismo e cultura, pois o prefeito está empenhado em realizar uma das melhores administrações já vistas em Morro do Chapéu em todos os tempos. Haja vista as obras do esgotamento sanitário que trará benefícios incalculáveis para a saúde e qualidade de vida da população, as construções de praças, quadras poliesportivas, creches, patrolamento das estradas vicinais, calçamentos e asfaltamentos de ruas, assistência total aos eventos esportivos e culturais, enfim, uma ampla gama de ações que resultou nesta honraria agora concedida. Essa premiação lhe dá um maior incentivo para trabalhar ainda com mais vigor, já que o povo deu-lhe carta branca para prosseguir neste rumo, descreveu o Prefeito Cleová Barreto.

Saída de 140 mil para carnaval começa nesta segunda, prevê Agerba


Órgão espera grande movimentação até o dia 24 na rodoviária de Salvador.
Recomendação é antecipar compra de passagens e evitar filas nos guichês.


Movimentação da rodoviária de Salvador para a Semana Santa (Foto: Reprodução/TV Bahia)Movimento deve crescer nesta segunda-feira
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Nesta segunda-feira (13), deve começar a aumentar o movimento de passageiros que vão deixar Salvador pela estação rodoviária durante o período do carnaval. A estimativa da Agerba, órgão público que administra o transporte no estado, é de que 140 mil baianos passem pelo terminal em Salvador até o dia 24 de fevereiro em direção ao interior da Bahia.
De acordo com a Agerba, as empresas de ônibus vão disponibilizar 900 horários extras, além dos 540 horários regulares que são cumpridos diariamente. As cidades mais procuradas são Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Vitória da Conquista, Juazeiro e o Recôncavo Baiano, além das inúmeras localidades ao longo Estrada do Coco e Linha Verde, no Litoral Norte.
A recomendação da Agerba é de que os usuários antecipem a compra dos bilhetes para evitar filas nos guichês. Os passageiros também são orientados a chegar 20 minutos antes à estação rodoviária no dia de embarcar.
Durante o período de Carnaval, a Agerba informa que manterá equipes de fiscalização trabalhando em regime de plantão. Em caso de reclamações, os usuários podem procurar os postos do órgão localizados nos terminais rodoviários. A Ouvidoria atende através do telefone 0800-071-0080.

RETIRADO DO FACEBOOK "CALEM A BOCA NORDESTINOS"

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste! Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país? Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a mara...vilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano. Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura… Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner… E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render.
Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos


Autor Desconhecido