IMPERDIVEL

Numero de Visitas

Seu Futuro em um clik

Notificação

Amigos internautas, Se vocês amigos(as) desejam contribuir conosco, ajudem nos a levar informação ao mundo e trazer do mundo até vocês!

Contribua conosco:
Agencia: 3532-7
Conta Poupança Bradesco: 1000380-6

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Operação Carcará: 5 prefeitos foram presos e outros dois continuam sendo procurados!







O delegado de combate ao crime organizado, Cristiano Sampaio, que conduziu a entrevista coletiva sobre a Operação Carcará, na manhã desta quarta-feira (10), na sede da Polícia Federal, em Salvador, revelou que dos 46 mandados de prisão, 29 já foram cumpridos. De acordo com ele, as ações continuam e o balanço final deve ser divulgado no fim da tarde.
Ao todo, cinco prefeitos foram presos e outros dois continuam sendo procurados, além de secretários e servidores municipais que participavam de licitações irregulares. Conforme Sampaio, os acusados não foram detidos com base em suspeita, mas sim, em virtude de provas materiais. Dos 30 municípios envolvidos, os gestores que não foram presos, serão indiciados. A PF informou que não iria divulgar nomes ou imagens dos presos, mas ressaltou que a imprensa iria descobrir quem seriam os personagens.
Cabeça do esquema
O esquema era liderado por Edson Santos Cruz, empresário que possuía empresas em nome de laranjas, utilizadas para fraudar licitações e superfaturar contratos. Segundo o delegado Cristiano Sampaio, os crimes eram realizados na compra de medicamentos e merenda escolar, além da realização de obras públicas. As infrações eram investigadas desde 2008 pela Polícia Federal, que havia identificado indício de ilicitudes nas gestões. Sampaio indicou que as 30 cidades onde foram detectadas as irregularidades são próximas e faziam parte de uma cadeia de corrupção suprapartidária. Em um caso específico, ele relatou que um dos detidos foi encontrado com 13 carros de luxo, todos apreendidos pela PF. A Operação Carcará recebeu este nome, pois o animal que a batiza é conhecido pelo seu poder de longo alcance.
A ação é contra o desvio de verbas federais e fraude em licitações, que resultaram em um prejuízo de R$ 60 milhões ao erário.
Entre os cinco prefeitos presos pela Operação Carcará da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (10), está o gestor de Lençóis, Marcos Airton Alves Araújo (PR). Além dele, o BN já tinha revelado o nome dos alcaides de Aratuípe, Antônio Miranda Silva Júnior (PMDB), Cafarnaum, Ivanilton Oliveira Novais (PSDB), Itatim, Raimunda Silva dos Santos (PSDB) e Elísio Medrado, Everaldo Caldas (PP). Segundo informou o delegado da PF, Cristiano Sampaio, todos foram incriminados por provas materiais. Outro dois, inclusive o prefeito de Sapeaçu, George Vieira Gois (PP), que sumiu da sua cidade, devem ser capturados até o fim do dia. Já foi instaurada uma investigação financeira sobre as movimentações dos políticos e solicitados o sequestro e bloqueio dos bens e indisponibilidade dos patrimônios dos acusados.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Palmeira, Cravolândia, Itatim, Utinga, Cafarnaum, Lençóis, Aratuípe, Ibicoara, Brejões, Cândido Sales, Santa Terezinha, Iraquara, Bonito, Santo Estevão, Lamarão, Elísio Medrado, Mulungu do Morro, Souto Soares, Castro Alves e Lafaiete Coutinho. As prefeituras de Salvador e Feira de Santana não foram investigadas.(Fonte:Bahia Noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario, elogios, sugestões e criticas é essencial para o nosso crescimento.
Rony Barbosa.

Arquivo do blog